quarta-feira, 31 de agosto de 2011

INCLUSÃO NAS ESCOLAS


Secretaria Estadual de Educação e Esporte promove a inclusão nas escolas



Escrito por Assessoria SEE/Fotos: Mardilson Gomes
Sex, 26 de Agosto de 2011 12:49

Com o objetivo de fortalecer o processo de inclusão no Estado do Acre, realizou-se na última quinta-feira, 25, o II Seminário de Experiências Inclusivas no Estado do Acre em Salas de Recursos Multifuncionais, organizada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Ensino Especial.
Tendo como foco a educação inclusiva, que aceita e reconhece a diversidade nas escolas baseada no princípio da igualdade e diversidade, o seminário apresentou para a sociedade o trabalho realizado pelas Salas de Recursos Multifuncionais: espaços constituídos de materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos onde acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza meios de eliminar as mais diversas barreiras de participação entre os estudantes.
O palestrante Joiran Medeiros, Coordenador Geral de Avaliação e Apoio à Programas e Projetos em Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), destacou entre os pontos de debate a importância destes encontros. “Trocando experiências e dialogando com realidades que precisam da nossa contribuição, só temos a ganhar. O convívio é um direito”, afirma.
Compareceram ao evento, entre diretores e coordenadores pedagógicos de diversas instituições, o secretário estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, o Diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia, o promotor especializado na Defesa da Cidadania, Rogério Voltolini, e o secretário de Educação Municipal, Márcio Batista.
“Uma opção de educação que enfrenta muita resistência, mas que pode complementar o modo de educar trabalhado nas escolas, deve ser estudado e oferecido da melhor maneira possível, para que possamos avançar em relação ao número de nossas salas de recursos”, declara o secretário da SEE, Daniel Zen.
O fim do seminário contou ainda com uma apresentação das experiências educacionais inclusivas de quatro instituições que utilizam salas de recursos multifuncionais: as Escolas Menino Jesus (Educação Infantil), José Potiguar (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Clínio Brandão (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), vencedora do Prêmio de Gestão Escolar 2011 e o Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA (Ensino Médio).
A Educação Especial no Acre obteve um avanço significativo em relação ao número de alunos incluídos na rede regular, atualmente contando com mais de 5 mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O Estado possui 228 Salas de Recursos Multifuncionais.

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